-
Arquitetos: Vão
- Área: 75 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Julia Novoa
-
Fabricantes: Granitorre, Hikary Serralheria
Descrição enviada pela equipe de projeto. Os clientes do Ap. Sumarezinho nos procuraram para reformular o seu apartamento após os meses de intensa vivência doméstica, provocados pelo isolamento social da pandemia COVID-19. Havia uma grande necessidade de trazer mais luz para o espaço interno, visto que a unidade se encontra no subsolo do edifício, amparada por um jardim taludado. No entanto, com a nova rotina estabelecida, desejava-se não apenas ampliar visualmente os 75m² de área interna com a integração dos programas, mas também, criar um espaço onde se pudesse trabalhar em casa com alguma privacidade.
A partir dessas prerrogativas, o projeto partiu da demolição total das alvenarias existentes, suprimindo um dos dormitórios e relocando a suíte do casal para a área onde antes havia a cozinha / área de serviço. Essa iniciativa permitiu ganhar duas das janelas para a área social, além da porta de vidro de acesso à varanda, que anteriormente era a única entrada de luz para a sala de estar e cozinha. Os elementos vazados da área de serviço foram incorporados no espaço do dormitório, de modo a criar uma varanda interna privativa entre o programa desmembrado do banheiro. A partir da vista interna do quarto esses ambientes foram unificados em um painel de compensado e freijó que faz os acessos por meio de portas-camarão, pivotantes, e troca o ar por meio de janelas basculantes altas.
O programa foi dividido majoritariamente por núcleos de marcenaria baixos, que não tocam o teto, tendo sido construídas apenas três pequenas paredes. O que está localizado nas áreas comuns organiza para a sala as estantes de livros, a televisão e pequenos armários, enquanto a ponta voltada à cozinha envolve a geladeira. Em seu verso encontra-se resguardado o escritório, de onde pode-se avistar a sala por meio de um recorte quadrado que vaza toda a profundidade do núcleo.